Pisar Suavemente en la Tierra

2022-10-27

pisar_suavemente.jpeg

Pisar Suavemente na Terra (73 min/2022) será exibido pela Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo, no dia 29 de outubro, às 19h, no CINESESC; e no dia 2 de novembro, às 17h, no Instituto Moreira Salles – Paulista.

“O futuro é ancestral. Ele é tudo que já existiu. Ele não é o que está lá, em algum lugar. É o que está aqui”, disse o pensador indígena a Colón, autor da obra que estreia no Brasil no final de outubro.

Pisar Suavemente na Terra é uma narrativa imagética e poética em que três lideranças indígenas da Amazônia relatam histórias de enfrentamento, resistência e sobrevivência às ameaças a seus territórios, promovidas por grandes empreendimentos capitalistas. Suas vozes se interligam entre si por meio do pensamento do filósofo Ailton Krenak em um clamor pela vida e pelo respeito à Terra.

Tratando o capitalismo na Amazônia como uma guerra contra a vida, o filme encontra outros horizontes de sentido para o Planeta no saber ancestral dos povos originários. Com pré-estreia marcada para o final de outubro na 46ª Mostra Internacional de Cinema, a obra escuta sobreviventes dessa guerra que encontraram e nos mostram outros caminhos em uma direção diferente a do caos climático e ambiental que anuncia nosso iminente fim.

A película já foi exibida em caráter especial no X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA), em Belém, no Pará, onde foi aplaudida de pé por 20 minutos pelo público presente, composto por pessoas de vários países da América do Sul e de estados brasileiros. A produção foi filmada nas cidades paraenses de Santarém e Marabá, além de Tabatinga, no Amazonas, Iquitos, no Peru, e Letícia, na Colômbia.

Estarão presentes nas exibições da mostra os participantes do filme, o pensador e escritor Ailton Krenak, a cacica Kátia Akrãtikatêjê e o autor do filme, Marcos Colón.