Uma História a serviço da destruição? Livros de História e a modernização de Mato Grosso, Brasil, 1964-1992
Abstract
A História, como disciplina, ainda é frequentemente pensada como estando isolada da natureza e de questões ambientais. A pesquisa busca compreender as representações de natureza presentes nos livros de popularização da História do estado de Mato Grosso, Brasil, publicados entre 1964 e 1992. Nos livros mencionados, a natureza e a maior parte da população mato-grossense é silenciada em nome de uma elitista identidade regional, na qual os “mato-grossenses” são heróis que mantêm a civilização em meio à barbárie. No período estudado, tal identidade justificava um projeto modernizador, que implicava na colonização de vastas áreas com a derrubada da floresta e exclusão da população autóctone. Assim, a pesquisa busca iluminar os fios de ligação do ofício do historiador com o mundo natural.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This journal offers immediate free access to its content, following the principle that providing free scientific knowledge to the public provides greater global democratization of knowledge.
As of the publication in the magazine the authors have copyright and publication rights of their articles without restrictions.
The HALAC Magazine follows the legal precepts of the Creative Commons - Attribution-Non-Commercial 4.0 International license.