Call for Papers - A História dos Animais na América Latina e no Caribe
Carro de Bois. MARC FERREZ; M. Ferrez; Marc Ferrez & Cia; Photographia Marc Ferrez. Instituto Moreira Salles.
Dossiê:
O PONTO ONDE ESTAMOS: PERCURSOS EEXPECTATIVAS EM TORNO DA HISTÓRIA DOSANIMAIS NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE
Organizadores: André Vasques Vital Diogo de Carvalho Cabral Regina Horta Duarte
“Doze signos do céu o Sol percorre, E, renovando o curso, nasce e morre Nos horizontes do que contemplamos.
Tudo em nós é o ponto onde estamos”.
Fernando Pessoa, Glosas.
Historiadores constroem narrativas sobre o passado, desde uma mirada específica. Como nenhum humano éuma ilha, cada historiador emerge de realidades sociais e físicas muito próprias, dialogando com os desafios do seutempo. Na escrita da história, passado, presente e especulações sobre o futuro se fundem, alimentando a prática do ofício. Mesclam-se percursos de pesquisa e análise, experiências do presente a despertar indagações, ansiedades,expectativas de futuro e mudança. Há pelo menos cinco décadas, os historiadores têm crescentemente se interessadopelos animais, deixando-os “falar” em suas pesquisas. Emergindo de um mundo “natural”, supostamente atemporal,animais não humanos ganham destaque e importância em narrativas atuais, tornando-se dotados de história, de agência e de ricas relações com os outros seres vivos e o meio físico.
Este dossiê visa atrair reflexões sobre a prática da história dos animais na América Latina e Caribe, inserindo-os em um contexto internacional mais amplo dos chamados “animal studies”. Para tanto, o presente dossiê visa reunirpequenos ensaios entre 3000 e 5000 palavras, incluída a bibliografia, que podem se referir a estudos de caso, mas que sejam análises eminentemente reflexivos, ou seja, devem abordar as características teóricas, metodológicas,filosóficas e ético-politicas do campo da história dos animais tal como ele vem se configurando na América Latina eCaribe. Aqui estão algumas possíveis questões norteadoras:
- Em que contextos e condições os animais se tornaram objeto de interesse histórico na região? Se eles sempre estiveram mencionados nas fontes e amalgamados à história humana, que fatores os trouxeram à luz na mirada dos historiadores? Ou seja, como escrever a história dessa historiografia?
- Quais horizontes essa mirada descortina? Especialmente, o que a história dos animais traz em termos de nova dinâmica para a história latino-americana e caribenha, com destaque para a história ambiental?
- Em que outros campos da História a história dos animais na América Latina mais vigorosamente se inspirou oupode se inspirar - história ambiental, história social, história da ciência e tecnologia?
- Quais oportunidades de diálogo inter e transdisciplinar a história dos animais produzida da América Latina proporciona, para além dos campos das ciências biológicas e da vida?
Prazo final para submissão de artigos: 31 de maio de 2024
Submissão - Sessão: Dossier - "La Historia de los Animales en América Latina y el Caribeä"