Uma História a serviço da destruição? Livros de História e a modernização de Mato Grosso, Brasil, 1964-1992
Resumo
A História, como disciplina, ainda é frequentemente pensada como estando isolada da natureza e de questões ambientais. A pesquisa busca compreender as representações de natureza presentes nos livros de popularização da História do estado de Mato Grosso, Brasil, publicados entre 1964 e 1992. Nos livros mencionados, a natureza e a maior parte da população mato-grossense é silenciada em nome de uma elitista identidade regional, na qual os “mato-grossenses” são heróis que mantêm a civilização em meio à barbárie. No período estudado, tal identidade justificava um projeto modernizador, que implicava na colonização de vastas áreas com a derrubada da floresta e exclusão da população autóctone. Assim, a pesquisa busca iluminar os fios de ligação do ofício do historiador com o mundo natural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista HALAC segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.